- Área: 28000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Roland Halbe, Iwan Baan
-
Fabricantes: HAVER & BOECKER, Hiller Furniture, Rieder Group, Rosconi AG, Vogl Decken systeme / Acoustic Ceiling panels, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceito Arquitetônico
A nova Biblioteca e Centro de Aprendizagem (LLC) surge como um bloco poligonal no centro do novo campus universitário. O interior do LLC é definido pelo masperplan da universidade, que estipula os diferentes níveis do edifício. As linhas retas do exterior do edifício se transformam ao passo que adentramos seus interiores, tornando-se curvilíneas e fluidas, gerando um espécie de topografia interna - um cânion - que age como átrio central.
Plano Funcional
O objetivo do plano funcional é definir claramente as diferentes áreas do edifício. O plano é traduzido para um objeto tridimensional que delimita o espaço em torno do átrio central e dos corredores. O bloco principal da edificação abriga as áreas de serviço, o centro de aprendizagem e a biblioteca de economia; já as instalações para os estudantes a e biblioteca de administração se localizam no bloco menor.
Ao passo que os limites internos se fundem numa forma livre e fluida, os limites externos do edifício se mostram rígidos e seus alinhamentos contrastam com as extremidades do terreno especificadas no masterplan e com a posição dos edifícios adjacentes.
Circulação Interna
A partir da entrada principal do LLC os visitantes podem caminhar diretamente para o auditório central, que também funciona como um grande átrio banhado por luz natural. Um sistema de rampas leva do auditório à entrada da biblioteca e serviços centrais no primeiro pavimento.
Os visitantes podem acessar a biblioteca e os escritórios de estudantes através de rampas e escadas espirais que partem do térreo. As diferentes áreas do pavimento superior se conectam através de plataformas, passarelas, terraços e galerias.
Fachada
A aparência externa do LLC é caracterizada por dois elementos de cores contrastantes separados por faixas de vidro. Essa diferença de cores facilita a orientação e compreensão, a partir do exterior, dos dois principais programas do edifício.